Por mais que seja uma filosofia milenar e totalmente focada no autodesenvolvimento com base na experimentação sensorial, ainda assim o Tantra é cercado de mitos e preconceitos, geralmente criados e reforçados por pessoas que tiveram pouco (ou nenhum) contato com os exercícios e ensinamentos da terapia tântrica. Como resultado, uma infinidade de pessoas que deixam de conhecer a prática por conta destes boatos e e mitos estabelecidos no imaginário popular, e que pouco tem a ver com o que é de fato praticado nos centros terapêuticos. No post de hoje iremos elencar alguns destes mitos, e apontar onde estão as farsas e exageros que os compõe.
O Tantra não é uma seita
Algo que cria uma certa resistência em algumas pessoas é a ideia de que elas estariam trocando de “religião” ao estudar e se aprofundar sobre o Tantra. Isso não ocorre, uma vez que ao decorrer das terapias não estão presentes alguns elementos importantes para definir oq eu é uma religião:
- Não propomos deidades
- Não fazemos promessas post-mortem
- Não estabelecemos dogmas ou códigos de conduta
Sendo assim, não existe nenhum conflito em praticar alguma religião (ou nenhuma) e participar de sessões de terapia tântrica. Acreditar e buscar uma conexão com algo superior é algo que pode ser inclusive muito benéfico durante as meditações e exercícios, porém você está livre para direcionar seus pensamentos para a crença que fizer mais sentido para você.
A Terapia Tântrica não é sexo com desconhecidos
Existe uma crença de que em uma sessão de terapia tântrica você estará tendo um contato sexual com o terapeuta. Isso é uma inverdade, uma vez que durante as massagens e exercícios o terapeuta está totalmente concentrado em conduzir sua sessão e garantir que você canalize sua energia orgástica da forma que foi proposta. Não existe um envolvimento emocional, afetivo ou sexual, portanto você não estará traindo seu cônjuge ou recorrendo a um serviço sexual ao participar de sessões de terapia tântrica.
Os exercícios do Tantra não são apenas para melhorar o desempenho sexual
Apesar de ser um dos benefícios implícitos em aprender mais e dominar a sua energia orgástica, o objetivo final não se limita a “demorar mais para gozar”: a terapia tântrica propõe a cura e desenvolvimento por meio do manejo da sua energia sexual e vital, ensinando a sua mente e espírito a entrar em uma profunda sintonia com seu corpo e seus cinco sentidos. É importante ter esta visão para não adentrar neste universo tão rico com uma visão limitada por preconceitos e senso comum. Tantra é sobre expansão da percepção, por isso é importante que a mente esteja aberta para vivenciar cada experiência em sua plenitude.
Como pode perceber, há uma real necessidade de jogar luz sobre este tema, e deixar mais nítido para os não praticantes quais são nossas crenças, práticas e ensinamentos. É da natureza humana temer o que não compreender, por isso a intensidade e o poder transformador da energia orgástica pode soar assustador para quem tem um contato superficial, daí a importância do trabalho de conscientização que realizamos aqui no Paraíso Tantra. Continue acompanhando nosso blog e leia os outros posts para aprender mais sobre o potencial energético que você tem em seu corpo, e como acessá-lo de forma consciente e saudável.